Integração das contas bancárias no Gecond

Agilize o processo de reconciliação bancária com o Gecond

A integração no Gecond das contas bancárias dos condomínios permite o acesso aos saldos e movimentos bancários.

Reconciliação bancária é o processo de comparação e conferência dos movimentos do extrato bancário com os movimentos contabilísticos do Gecond. Este procedimento de controlo deverá ser executado regularmente, pois permitirá detetar eventuais erros e falhas nos movimentos de tesouraria. Trata-se de um processo moroso e suscetível a imprecisões. A nova ferramenta de integração das contas bancárias com o Gecond permite simplificar muito este procedimento.

O desenvolvimento desta inovadora ferramenta foi feito em parceria com a Kevin, empresa especializada na prestação de serviços de integração bancária, ao abrigo da diretiva europeia PSD2, relativa aos serviços bancários de consulta das contas e pagamentos, globalmente designados por Open Banking. A Kevin presta estes serviços ao abrigo do licenciamento e supervisão pelo banco central da Lituânia, que é o maior supervisor em termos de entidades supervisionadas na área de tecnologia financeira – FinTEch – em toda a Europa, com exceção do Reino Unido.

PSD2 – Payment Services Revised Directive

O PSD2 é uma diretiva de serviços de pagamentos concebida para transformar o mercado financeiro europeu para a nova era digital.

Introduz requisitos de segurança no processamento de pagamentos eletrónicos e visa salvaguardar as informações financeiras dos consumidores.

Na prática, podemos dizer que o PSD2 permite que os clientes consultem ou movimentem as suas contas bancárias, por meio de sistemas de terceiros e não apenas através do seu banco.

AIS – Account Information Services

AIS são as iniciais de Account Information Services ou Serviços de Informação de Conta, em português. Em termos práticos, permitem a consulta dos movimentos e do saldo de contas bancárias.

Estes serviços são disponibilizados por empresas especializadas, que dispõem de acordos com os bancos de cada país, ao abrigo da diretiva europeia PSD2.

Estas empresas são licenciadas e supervisionadas pelos Bancos Centrais Nacionais (ou outras autoridades nacionais competentes). É-lhes exigido a aquisição de um seguro de responsabilidade civil profissional e a realização de auditorias anuais externas e internas.

Quais as vantagens na integração das contas bancárias com o Gecond?

Com este serviço inovador, passa a ser possível no Gecond , em qualquer momento, aceder ao saldo ou aos movimentos das contas bancárias dos vários condomínios, através das opções de menu do Gecond, e sem necessitar de entrar no website de cada banco e em cada uma das contas.

Esta integração permite a realização automática de diversas operações financeiras que facilitam o seu trabalho diário:

1. Reconciliação bancária

Descarregar os movimentos bancários e efetuar a reconciliação bancária com os movimentos de tesouraria do Gecond com redução efetiva de tempo e de eventuais erros.

2. Lançamento de pagamentos

Lançar no Gecond o pagamento de documentos de fornecedores por liquidar a partir de movimentos da conta bancária (que por qualquer razão não tenha sido feito).

3. Criar Despesas

Criar despesas no Gecond a partir dos movimentos da conta bancária e registar o seu pagamento.

 

4. Emitir recibos

Emitir recibos no Gecond a partir dos movimentos a crédito da conta bancária.

Esta funcionalidade encontra-se apenas disponível nos condomínios com a subscrição Premium.
Para que possa conhecer e testar as vantagens desta funcionalidade inovadora, esta ficará disponível, gratuitamente, para todos os clientes por um período de 2 meses após o seu lançamento.