Em áreas da gestão de condomínios de reconhecida complexidade, a nossa missão é simplificar.

Estamos à porta da época alta de realização de assembleias e apresentação de contas aos condóminos. As novidades de dezembro do Gecond visam facilitar a atividade das empresas de administração de condomínios, com foco em três vertentes: contencioso, envio de convocatórias e, no módulo Administração, o alargamento das configurações para emissão automática de recibos quando o valor pago por Multibanco ou Payshop é inferior à dívida.

Passa também a ser possível a emissão automática da despesa para o condomínio relativa ao custo da transação Multibanco ou Payshop, simplificando assim o processo de reconciliação.

Contencioso > Injunções e processos de execução de dívidas

A organização e agilização dos processos de gestão de dívidas aos condomínios são sempre cruciais, e mais ainda na atual conjuntura económica. Por isso “musculámos” o módulo dedicado ao Contencioso, que apresenta várias novidades.

    • Novo foro: Balcão Nacional de Injunções; nova ação: Injunção
    • Área de Agente de Execução: selecionar ou adicionar agente
    • Possibilidade de registo da fração associada ao processo
    • Novas colunas na lista de processos

Injunção: procedimento que permite a um credor de uma dívida ter um documento (a que se chama título executivo) que lhe possibilita recorrer a um processo judicial de execução para recuperar junto do devedor o montante que este lhe deve.

Assembleias > Modo de envio de convocatórias e atas

Respeitar as preferências dos condóminos quanto ao modo de receção de convocatórias e atas, e acelerar o processo de envio, sobretudo quando se gere vários condomínios, estão na génese de uma nova possibilidade no módulo Correspondência:

A nova opção “Enviar apenas para quem tem preferência por papel” permite gerir com maior eficácia as preferências do condómino. No caso, o sistema exclui de modo automático o envio por e-mail.

Administração > Configurações > Recebimentos

Respondemos a necessidades recorrentes, com duas novidades de configuração:

Pagamentos inferiores à dívida do condómino: configurar a emissão automática de recibos

Selecionar >> Criar recebimentos automáticos se o valor recebido for inferior ao valor da dívida do condómino

Agora é possível configurar a emissão automática de recibos para pagamentos inferiores à dívida do condómino com referências Multibanco ou Payshop (antes, o sistema permitia a emissão apenas quando o valor de pagamento era exatamente igual ao valor da dívida).

Custo da transação: configurar a emissão automática de despesas do condomínio

Selecionar >> Lançar automaticamente uma despesa do condomínio com os custos Multibanco/Payshop para cada referência recebida

 Já pode configurar a emissão automática de despesas com o custo da transação quando é emitido o recibo, quer esse recibo seja emitido de forma automática, quer manualmente através da opção “Lançamentos > Referências recebidas”.

Obrigatoriedade de informar sobre custo de chamada telefónica nos documentos com os contactos da empresa

Todos os documentos emitidos que tenham os contactos da empresa passam a incluir informação sobre o custo de uma chamada telefónica, seja para rede fixa ou móvel.

Cumpre-se, deste modo, com o Decreto-Lei n.º 59/2021, de 14 de julho, que estabelece o regime aplicável à disponibilização e divulgação de linhas telefónicas por fornecedores de bens ou prestadores de serviços, exigindo a informação relativa aos números e ao preço das chamadas.

2022 foi fértil em inovações e atualizações do software Gecond. 2023 será mais um ano de introdução de permanentes melhorias nesta plataforma. Afinal, esta é a nossa missão: ir ao encontro das necessidades e expectativas dos nossos clientes, antecipar soluções que simplificam a sua rotina de trabalho.

Quer saber mais sobre o

Gecond?

Conheça todas as funcionalidades e vantagens.