Agilize a emissão de declarações de IRS com o Gecond

No Gecond, a emissão é muito mais rápida e pode ser realizada em lote.

Precisa de emitir declarações de IRS para condóminos?

Agilize este processo com o Gecond

As empresas de administração têm de emitir muitas declarações de IRS para condóminos, com a respetiva participação nas despesas e/ou receitas do condomínio. No Gecond, a emissão das declarações é muito mais rápida e pode ser realizada em lote.

Compete ao administrador entregar anualmente, a cada condómino, um documento que indique a quota-parte da renda e o eventual imposto retido que lhe seja imputável, bem como as despesas suscetíveis de dedução. Cabe-lhe também a responsabilidade de guardar todos os documentos comprovativos dos rendimentos resultantes do arrendamento, do imposto retido e das despesas efetuadas com o local arrendado.

O que faz esta funcionalidade?

Permite a emissão de declarações de despesas e receitas para IRS do ano fiscal anterior, considerando o que cada condómino pagou de quotas, em todos os condomínios, e o que indiretamente recebeu, relativo a receitas extraordinárias do condomínio e cujas rubricas estejam marcadas como sendo sujeitas a IRS.

Quais os valores considerados para cálculo?

1.

Quotas pagas pelos condóminos, abatidas de eventuais reembolsos.

2.

Quota parte das receitas extraordinárias do condomínio:

Arrendamento de espaço, juros, etc., correspondentes a receitas extraordinárias recebidas pelo condomínio.

Para a inclusão na declaração são considerados os pagamentos e recebimentos efetuados entre 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, independentemente da data de emissão dos documentos liquidados.

Para efeitos da declaração de despesas, são considerados os recebimentos de quotas efetuados durante o período fiscal considerado, abatendo eventuais créditos que não tenham movimentação bancária.

Contudo, poderá existir a necessidade de considerar ou não os créditos lançados como saldos iniciais. Para o efeito, tem as opções “abater” ou “ignorar” os créditos de saldos iniciais.

Que fatores são considerados no cálculo do valor associado a cada condómino?

1.

A permilagem da fração

2.

As datas de entrada e saída

Para um dado condómino, somente são contabilizadas despesas liquidadas e receitas extraordinárias recebidas durante o período em que ele é efetivamente condómino).

3.

A compropriedade

Compropriedade sem representante: os valores calculados para frações com mais que um proprietário, segundo o critério de compropriedade sem representante, são distribuídos de acordo com as respetivas percentagens de compropriedade.

Compropriedade com um representante: nas frações com compropriedade em que há um representante, somente esse proprietário terá direito às comparticipações.

Quer saber mais sobre a

plataforma Gecond?

Como enviar as declarações para os condóminos?

1.

Utilizar as preferências do condómino

(envio por e-mail ou receção em papel)

2.

Imprimir todas as declarações

(em formato PDF)

3.

Enviar por e-mail

Caso não seja possível a entrega a um ou mais condóminos, por falta de correio eletrónico definido, o sistema reunirá as respetivas declarações em formato PDF

A declaração de IRS pode ser gerada:

1.

Para todos os condóminos

2.

Para os condóminos de um condomínio específico

3.

Para um condómino específico

Os valores considerados na declaração de IRS divididem-se em três grupos:

  • Quotas de condomínio pagas,
  • Receitas sujeitas a IRS recebidas,
  • Despesas sujeitas a IRS pagas.

Veja outros artigos

Novidades Gecond setembro 2022

Novidades Gecond setembro 2022

As novidades Gecond vão ao encontro das necessidades das empresas de administração de condomínios, que se aproximam da época de trabalho mais intenso. Otimizar e rentabilizar é o nosso lema.