Precisa apresentar os desvios orçamentais aos condóminos?

Mapas e relatórios do Gecond: uma ferramenta de gestão fundamental

Gerados automaticamente, fáceis de interpretar, imprimir e exportar, os mapas e relatórios da sua plataforma de gestão são uma sólida base de apresentação de dados e uma ajuda valiosa para expor o trabalho realizado.

Utilize os mapas e relatórios da  plataforma de gestão Gecond para, de forma simplificada, apresentar aos condóminos o trabalho realizado e justificar ações.

Análise Financeira: situação real de tesouraria, no último dia do exercício do património  existente em caixa e bancos.

Análise Económica: situação do condomínio, no último dia do seu exercício, se recebesse todos os valores em dívida e  pagasse todas as dívidas.

1. Análise orçamental: apresentação das despesas
e receitas, orçamentadas e
extra orçamento

Tenha para análise e apresentação um relatório com a totalidade de despesas e receitas do condomínio, isto é, as orçamentadas e as não contempladas no orçamento.

Este relatório permite separar as despesas e receitas orçamentadas das não-orçamentadas, para melhor leitura e justificação de desvios.  Ao enviar aos condóminos esta informação assim organizada, permite demonstrar, com clareza, as origens dos desvios orçamentais das:

Despesas não orçamentadas: por exemplo, uma avaria na bomba de água, que obrigou a uma reparação dispendiosa.

Receitas não orçamentadas: por exemplo, o arrendamento da casa da porteira que não estava contemplado no orçamento ou o aluguer da fachada para colocação de uma tela publicitária de uma marca.

    2. Mapas de análise do exercício e justificação orçamental

    Análise do exercício 1: mapa com as receitas e despesas (previstas e recebidas) e o saldo do orçamento do exercício em análise, bem como o que transitou de exercícios anteriores.

    Análise do exercício 2: apresenta as receitas (dívidas de exercícios anteriores; valor previsto, recebido e saldo) e as despesas (dívidas de exercícios anteriores e orçamento; valor realizado, pago e saldo; os saldos de caixa e contas bancárias; e o Fundo Comum de Reserva (acumulado e a receber).

    Análise orçamental: compara as previsões orçamentais com os valores reais, quer os pagos a fornecedores, quer os valores recebidos, caso existam receitas extraordinárias. Mostra os valores orçamentados e os efetivamente lançados por rubrica, tal como os  desvios, os valores liquidados e os por liquidar.

    Outros relatórios:

    • Resumo financeiro
    • Balanço
    • Resumo de condomínios
    • Resumo financeiro mensal

    3. Mapas de dívidas de condóminos e a fornecedores

    Resumo de devedores: apresenta de forma sucinta os débitos e créditos dos devedores do condomínio: condóminos e pagadores extraordinários.

      Resumo de credores: obtenha dados das dívidas a fornecedores por condomínio: resumo de credores e extrato da conta-corrente de credores

      Outros relatórios: no submenu Devedores de Mapas e Relatórios, pode também fazer a consulta e listagem por:

      • Conta-corrente de devedores
      • Conta-corrente de frações
      • Conta-corrente de processamento
      • Antiguidade de dívidas
      • Créditos aplicados

      4. Na manutenção, relatórios completos

      Os condóminos querem sempre saber o que foi feito em termos de manutenção e resolução de ocorrências – ou seja, pedem à administração  a indicação das ações realizadas e a justificação de despesas.

      No módulo de Manutenções da plataforma Gecond, obtenha o relatório de todas as ações realizadas. Lista todas as ações realizadas  e o seu estado, sejam intervenções de manutenção preventiva e periódica, sejam situações extraordinárias, como avarias ou ocorrências.

      5. Relatórios de contencioso: uma obrigação

      No módulo de Contencioso, imprima o Relatório de Contencioso do condomínio. Conforme as suas opções, o documento poderá indicar as datas dos processos, observações e atos associados.

      De forma sucinta, indica as situações em que se encontram os processos de contencioso e pré-contencioso – abertas, fase de desenvolvimento e concluídas.

      É de lembrar que, desde 2022, a administração de condomínio é obrigada a informar os condóminos, pelo menos semestralmente, sobre qualquer processo judicial em curso, exceto quando o mesmo esteja em segredo de justiça ou cuja informação deva ser mantida sob reserva.

      Quer saber mais sobre a

      plataforma Gecond?

      Veja outros artigos