Mapas e relatórios do Gecond: uma ferramenta fundamental para as assembleias

Os mapas e relatórios do Gecond refletem a sua atividade ao longo do tempo, desde lançamentos e processamentos realizados a registos de intervenções e processos.

Permitem apresentar aos condóminos toda a informação necessária sobre a situação do condomínio e o que foi levado a cabo pela sua administração em diferentes domínios.

Gerados automaticamente, fáceis de interpretar, imprimir e exportar, os mapas e relatórios da sua plataforma de gestão são uma sólida base de apresentação de dados e uma ajuda valiosa para expor o trabalho realizado. Escolha os relatórios que pretende apresentar na assembleia de condóminos. Depois é só estabelecer o período de análise e os critérios de consulta.

Utilize os mapas e relatórios da  plataforma de gestão Gecond para, de forma simplificada, reunir todos os dados necessários e, com eles, apresentar aos condóminos os seus argumentos, justificar ações e, inclusive, apontar condicionantes de desempenho.

1. Análise do exercício e justificação de orçamento

2. Dívidas de condóminos e a fornecedores

3. Relatórios de ocorrências e manutenções preventivas

4. Relatório de processos de contencioso

1. Mapas de análise do exercício e justificação orçamental

Análise do exercício 1: mapa com as receitas e despesas (previstas e recebidas) e o saldo do orçamento do exercício em análise, bem como o que transitou de exercícios anteriores.

Análise do exercício 2: apresenta as receitas (dívidas de exercícios anteriores; valor previsto, recebido e saldo) e as despesas (dívidas de exercícios anteriores e orçamento; valor realizado, pago e saldo; os saldos de caixa e contas bancárias; e o Fundo Comum de Reserva (acumulado e a receber).

Análise orçamental: compara as previsões orçamentais com os valores reais, quer os pagos a fornecedores, quer os valores recebidos, caso existam receitas extraordinárias. Mostra os valores orçamentados e os efetivamente lançados por rubrica, tal como os  desvios, os valores liquidados e os por liquidar.

Outros relatórios:

  • Resumo financeiro
  • Balanço
  • Resumo de condomínios
  • Resumo financeiro mensal

Análise Financeira: situação real de tesouraria, no último dia do exercício do património  existente em caixa e bancos.

Análise Económica: situação do condomínio, no último dia do seu exercício, se recebesse todos os valores em dívida e  pagasse todas as dívidas.

2. Mapas de dívidas de condóminos e a fornecedores

Resumo de devedores: apresenta de forma sucinta os débitos e créditos dos devedores do condomínio: condóminos e pagadores extraordinários.

    Resumo de credores: obtenha dados das dívidas a fornecedores por condomínio: resumo de credores e extrato da conta-corrente de credores

    Outros relatórios: no submenu Devedores de Mapas e Relatórios, pode também fazer a consulta e listagem por:

    • Conta-corrente de devedores
    • Conta-corrente de frações
    • Conta-corrente de processamento
    • Antiguidade de dívidas
    • Créditos aplicados

    3. Na manutenção, relatórios completos

    Os condóminos querem sempre saber o que foi feito em termos de manutenção e resolução de ocorrências – ou seja, pedem à administração  a indicação das ações realizadas e a justificação de despesas.

    No módulo de Manutenções da plataforma Gecond, obtenha o relatório de todas as ações realizadas. Lista todas as ações realizadas  e o seu estado, sejam intervenções de manutenção preventiva e periódica, sejam situações extraordinárias, como avarias ou ocorrências. 

    4. Relatórios de contencioso: uma obrigação

    No módulo de Contencioso, imprima o Relatório de Contencioso do condomínio. Conforme as suas opções, o documento poderá indicar as datas dos processos, observações e atos associados.

    De forma sucinta, indica as situações em que se encontram os processos de contencioso e pré-contencioso – abertas, fase de desenvolvimento e concluídas.

    É de lembrar que, desde 2022, a administração de condomínio é obrigada a informar os condóminos, pelo menos semestralmente, sobre qualquer processo judicial em curso, exceto quando o mesmo esteja em segredo de justiça ou cuja informação deva ser mantida sob reserva.

    Quer saber mais sobre a

    plataforma Gecond?

    Veja outros artigos

    Assembleias de condóminos

    Assembleias de condóminos

    As assembleias de condóminos quase nunca reúnem a totalidade dos condóminos e raramente reúnem mais de 50%. Porque é que isto acontece?