Processamentos periódicos executados em diferido

Novo sistema no Gecond implementado a 12 de outubro. Enquanto descansa, o trabalho é feito

Acabaram os tempos de espera, as sobrecargas de sistema e a tensão repetida com lançamentos importantes: a partir de 12 outubro, no Gecond, os processamentos periódicos são executados de forma diferida. Trata-se de uma solução de elevada performance. Aqui, o modo diferido significa avanço.  

O que são processamentos em diferido?

Um processamento é um mecanismo que permite a geração de documentos de cobrança em lote. Ao implementar o modo diferido, o Gecond passa a executar os processamentos periódicos por tranches conforme ordem de chegada, podendo ser executados inclusive fora do horário de expediente. 

Quais as vantagens? 

+ rentabilidade: trabalhe no Gecond sem ter de esperar pelo fim da execução dos processamentos, por vezes demorados. 

+ eficiência: maior disponibilidade do sistema nos períodos de maior utilização, geralmente no fim de cada mês.  

Como são criados os processamentos diferidos?

Lançamento manual

Se a ordem de execução for realizada através da opção Lançamentos > Processamentos. Após a confirmação, o processamento entra numa fila de execução.

Lançamento automático

No dia para que foram programados. Na nova área de Parâmetros, referente aos processamentos periódicos, pode definir a periodicidade e o dia em que será feito o processamento automático e se é pretendida a emissão de documentos.

Agendar os processamentos?

Agora é possível, com a nova funcionalidade PLUS. Poupe tempo e otimize processos.  

Programe o lançamento automático dos processamentos periódicos, e o Gecond irá executa-los na data predeterminada por si. Na madrugada do dia indicado, o Gecond efetuará o processamento de acordo com as configurações programadas.  

Essa automatização permite várias definições: 

  • Com que antecedência efetuar cada processamento. 
  • Que tipo de documentos enviar para os condóminos. 
  • Que forma de envio usar. 

Posso verificar o estado dos processamentos diferidos? 

Em qualquer momento, pode consultar a Fila de Execução dos processamentos, para acompanhar o estado dos processamentos. A fila de execução é o local em que pode ver o estado de todos os processamentos periódicos. Um conjunto de filtros facilita a pesquisa de informação. 

O sistema indica se há processamentos “pendentes” (na fila de execução, mas ainda não executados) e alerta se há situações anómalas “com erro” ou “com alerta”.

Depois do processamento efetuado o que acontece?

  1. Entra na fila de execução e é lançado dependendo da quantidade de processamentos existentes nessa fila.
  2. O lançamento é efetuado logo que haja disponibilidade do sistema, podendo acontecer que seja efetuado em horário noturno.
  3. Com o lançamento são gerados os documentos de cobrança.
  4. Os documentos são enviados após o processamento, conforme os parâmetros definidos: por email, envio pela MP-Serviços Postais ou impressão interna.

Quer saber mais sobre o

Gecond PLUS?

Conheça todas as vantagens deste plano, subscrições, etc.

FAQS

O que é um processamento no Gecond?
Um processamento é um mecanismo que permite o lançamento em lote de quotas de vários tipos 
Que tipos de processamentos existem?
Orçamento e Fundo de Reserva – para cálculo das respetivas quotas de cada fração. 

Seguro – para cálculo das quotas das frações que participam no seguro coletivo. 

Penalizações – para cálculo de multas e penalizações, conforme os critérios de cada condomínio. 

Extraordinário – normalmente relacionado com cobrança de quotas não previstas no orçamento do exercício: obras, reparações imprevistas, etc. 

Qual é a sua periodicidade?

Periódicos – repetem-se mensalmente, a cada trimestre, uma vez por ano ou noutro período definido pelo utilizador. Podem ser dos tipos Orçamento, Fundo Comum de Reserva ou Seguro. 

Pontuais – são executados uma vez, sem regularidade, para cumprir determinado objetivo. Normalmente, são do tipo Extraordinário ou de Penalizações. 

Como são lançados os processamentos diferidos?

Lançamento automático – no dia para que foram programados. Na página de parametrizações do Gecond, pode definir a periodicidade e o dia em que será feito o processamento automático e se é pretendida a emissão de documentos. 

Lançamento manual – se a ordem de execução for realizada através da opção Processamentos. Após a confirmação, o processamento entra numa fila de execução, sendo processado quando chegar a sua vez.