Quer abrir uma empresa de condomínios? Saiba o que é preciso

Se abrir uma empresa de condomínios é o seu objetivo, este artigo é do seu interesse. Veja os trâmites a cumprir, bem como as qualidades e os critérios próprios da atividade que convém reunir. Afinal, o que se deseja é um projeto nascido para ter uma vida longa.

Quais os fatores diferenciadores na administração profissional de condomínios?

Acima de todos, a prestação de um bom serviço aos condóminos. Consumidores satisfeitos ditam o futuro da empresa no mercado.

Mais, a atividade já não se compadece com processos de trabalho morosos e altamente onerosos. Hoje em dia, é essencial apostar num bom software de gestão de condomínios que otimize processos.

O que a plataforma de gestão de condomínios Gecond faz por si?

O que deve reunir para ter sucesso?

Responder a esta pergunta é fundamental para a criação de um negócio com força inicial e boas perspetivas de crescimento. Não temos receitas para o sucesso, mas podemos indicar-lhe como atuam as melhores empresas de administração de condomínios.

Têm competências transversais

Ou seja, além de competências técnicas, reúnem competências sociais e interpessoais que fazem toda a diferença na relação com clientes e parceiros.

São multidisciplinares

Com equipas próprias, parcerias de confiança ou pela contratação de serviços em outsourcing respondem ao vasto leque de áreas que a administração de condomínios envolve.

Assumem o digital como uma ferramenta essencial

A transformação digital já não é uma opção, mas sim o caminho que lhes permite automatização e sistematização de todos os procedimentos e facilita a resposta às habituais exigências da área.

São administrações presentes

Mantêm uma comunicação consistente e apresentam resultados. Correspondem quando são requisitadas, estão contactáveis e têm instalações físicas. No digital, utilizam canais de comunicação com o condómino que inspiram proximidade e transparência.

Isto é, dominam as inúmeras vertentes em que deve intervir o administrador do condomínio. Aqui, os “superpoderes” resultam da reunião de bons profissionais com tecnologia para a alta performance. Só assim chegamos ao administrador, um super-herói.

Qual o processo para abrir uma empresa?

Atualmente é fácil e rápido abrir uma empresa. A nova plataforma Empresa Online 2.0 simplifica o processo e reduz a burocracia. Pode fazê-lo online ou presencialmente. Encontra toda a informação e links importantes aqui.

 

Qual o código de atividade?

Código principal

CAE 68322: Administração de condomínios

Compreende “as atividades de gestão do funcionamento de edifícios exercidas em nome dos proprietários, quer por administração dos condóminos dos próprios edifícios, quer por entidades independentes”.

Para mais informação sobre os CAE, o que cada inclui/exclui, consulte aqui.

Códigos complementares

CAE 68321 – Administração de imóveis por conta de outrem

Inclui a cobrança de rendas e a gestão de centros comerciais.

CAE 68311 – Atividades de mediação imobiliária

Intermediação na compra, venda, arrendamento ou atividades similares sobre imóveis, executadas por conta de terceiros).

Agendar processamentos

Projeto de negócio: pontos de partida

Há cuidados gerais, aplicáveis a projetos de negócio de qualquer área, a tomar como pontos de partida para a criação uma empresa de condomínios.

1. Tenha conhecimentos sólidos sobre a atividade

  • Conheça as responsabilidades e o papel do administrador de condomínio;
  • Conheça os serviços indispensáveis;
  • Responda às competências essenciais.

    2. Conheça o mercado

    • Perceba as necessidades e expectativas do condómino;
    • Analise as dinâmicas de procura e oferta;
    • Conheça a concorrência e identifique oportunidades.

    3. Defina os segmentos em que pretende atuar

    • Tipos de condomínio (residenciais, empresariais, mistos);
    • Extensão de serviços a oferecer.

    4. Elabore um plano de negócios

    Tenha um projeto de negócio sólido, que responda aos desafios de médio e longo termo, o que passa por reconhecer, entre outros pontos, todos os custos e encargos associados. É uma ferramenta essencial que ajuda a estruturar ideias, a compreender as várias perspetivas do negócio, os pontos fortes e fracos a considerar; e a definir ações e objetivos.  Poderá ser um instrumento tão mais importante quando se deseja associar ao projeto empresarial um caráter inovador e se pretende cativar financiamento.

    O IAPMEI disponibiliza o guia explicativo “Como elaborar um plano de negócios”.

    Onde há um condomínio tem de existir um administrador, sendo que cada vez mais condóminos preferem delegar funções a uma empresa.

    Neste mercado destacam-se as empresas que prestam ao consumidor um serviço de excelência. Para o efeito, são imprescindíveis métodos de trabalho que geram eficiência e produtividade, com poupança de recursos.

    A plataforma de gestão de condomínios Gecond serve estes propósitos. Automatiza procedimentos, agiliza operações, organiza processos e rotinas. O resultado é qualidade em toda a linha de intervenção da administração profissional de condomínios. E é a qualidade que fideliza clientes e cria novas oportunidades de negócio.

    Veja outros artigos

    Condóminos ou “condemónios“?

    Condóminos ou “condemónios“?

    Se trabalha em gestão de condomínios, certamente já conheceu muitos condóminos diferentes. Uns proprietários facilitam o trabalho, outros só levantam obstáculos.