Administrador de condomínio, um super-herói?

A profissionalização do setor da administração de condomínios não acontece por acaso. A atividade implica uma gestão muito abrangente, envolvendo inúmeras capacidades e áreas de conhecimento.

Hoje, a figura do “administrador de condomínios” representa uma equipa multidisciplinar, em missão contínua. Na distribuição de poderes está a força deste super-herói.

A carga de trabalho e responsabilidade, que já era grande, aumentou em abril, com a entrada em vigor da nova lei da propriedade horizontal. Trouxe novas competências e obrigações, mas veio também “potenciar o desenvolvimento desta atividade profissional”  Dr. Vítor Amaral, presidente da APEGAC

A administração de condomínios exige a boa gestão das relações interpessoais.

Empatia, disponibilidade, eficiência e know-how são alguns dos atributos que os condóminos procuram em quem os representa.

O gestor terá de se mover em diferentes ambientes e ser capaz de comunicar com pessoas cujos perfis são muito díspares entre si.  

Frequentemente, e a par dos conhecimentos específicos do setor, há que recorrer às soft skills para se corresponder às expectativas de proprietários, arrendatários, vizinhos e outros elementos da comunidade.

Ou seja, ao administrador cabe também o papel de mediador. Sobretudo na resolução de conflitos entre vizinhos, pode facilitar a comunicação; providenciar soluções e canais promotores do diálogo.

Chave Móvel Digital Gecond

Competências específicas, amplas e transversais

Perceber de lâmpadas e leis? Sim. Pedem-se vastos conhecimentos.

É fundamental o gestor possuir uma compreensão técnica das diversas áreas de um condomínio, e desenvolver uma rede sólida de parceiros para responder às exigências particulares de cada área.

Algumas noções técnicas quanto ao funcionamento e manutenção de elevadores, dos sistemas de videovigilância, dos facility services e da ecossustentabilidade do edifício serão também bem-vindas.

Além de competências técnicas e práticas, a administração de condomínios requer vários conhecimentos da legislação vigente, nomeadamente, no âmbito de seguros, manutenção de equipamentos, fornecimento de água e de energia, contratação de serviços gerais de limpeza e de jardinagem, entre muitos outros.

Vertentes da administração de condomínios

    • cumprimento da legislação
    • procedimentos contabílisticos
    • manutenção técnica predial
    • gestão de equipas multidisciplinares
    • rede de parceiros e fornecedores
    • gestão das relações humanas
    • negociação e gestão de stress
    • utilização das novas tecnologias

E ainda há quem acredite que a gestão de condomínios é simples… 

“Qualquer um administra um condomínio” é um preconceito a banir.

Facto: os profissionais do setor caracterizam-se pela grande pluralidade de conhecimentos. O bom gestor de condomínios destaca-se pela capacidade de resposta aos desafios de uma atividade sumamente exigente, multidisciplinar e sob a constante avaliação dos clientes.

Num mercado onde a concorrência é forte, vencem as empresas que prestam aos condóminos um serviço ótimo. Na reunião de competências, revela-se o “super-herói”.

Desmistificar opiniões negativas sobre quem administra condomínios faz parte da missão das empresas idóneas que operam no setor, mas também do legislador. É urgente a sua regulação.

A tecnologia pode e é um aliado imprescindível. Sob o conceito de gestão integral, a plataforma de gestão de condomínios Gecond permite ao gestor de condomínios uma elevada performance, simplificando o seu dia a dia. E missão cumprida.

Porquê aderir à app Gecond, o meu condomínio?

Porque é um canal privilegiado, associado em exclusivo à plataforma Gecond, de comunicação com os seus condóminos.

Porque é a “a app dos condóminos”, que nela podem tratar dos vários assuntos relacionados com o seu condomínio, mas também “a app amiga do gestor de condomínios”. Para a sua empresa, representa uma ponte direta com cada proprietário, uma ferramenta de apoio à organização de cada condomínio e um “barómetro” de vontades e desempenhos.

Porque nesta área, mais ainda do que noutras atividades, é fundamental manter a proximidade com o cliente.