Carregar veículos elétricos nos condomínios?

João Torres e Bruno Pereira, falam-nos das adaptações necessárias para carregar veículos elétricos em condomínios.

Adaptação dos condomínios para o carregamento de veículos elétricos

por João Torres e Bruno Pereira, Smart Energy Lab.

 

Em 2024, havia em Portugal 325 mil [1] veículos elétricos (VEs) [2], representando 5% do total do parque nacional). A tendência é crescente na europa, onde os VEs já representam 1/3 das novas compras de veículos, e a venda dos veículos a combustão será proibida a partir de 2035.

Considerando que 80% dos carregamentos de VEs ocorre em espaços privados (Vs carregamento público), e que mais de 50% da população nacional habita em prédios, a sua adaptação para a mobilidade elétrica é crítica, o que na visão do Charge4flat representa um desafio e uma oportunidade para os condomínios.

“Os veículos elétricos já representam 1/3 das novas compras de veículos… e 80% dos carregamentos de VEs* ocorre em espaços privados.”

*VEs – veículos elétricos

Com base na nossa experiência de terreno os desafios são vários:

  • O cumprimento das normas e regulamentos de segurança sem comprometer os serviços gerais (ex. elevadores, ventilação, etc.);
  • Incompatibilidade entre pontos de carregamento de diferentes modelos e fabricantes;
  • Indisponibilidade de espaço físico na infraestrutura elétrica coletiva e/ou de potência, bem como a sua distribuição entre os condóminos;
  • Sub-contagem e cobrança dos carregamentos de acordo com as tarifas aplicáveis (ex. bi-horário).
Adaptação dos condomínios para o carregamento de veículos elétricos
Adaptação dos condomínios para o carregamento de veículos elétricos

No entanto, também existem várias oportunidades:

  • Valorização económico-financeira dos imóveis;
  • Contribuição ambiental positiva com a redução de emissões de gases de efeito de estufa;
  • Poupança de custos para os utilizadores (carregamento público é até 4 vezes mais caro);
  • Comodidade para o utilizador de poder carregar no seu lugar de estacionamento diariamente.

Do ponto de vista do condomínio com utilizadores de VEs, qual deve ser o procedimento a adotar?

1.

Plano de Instalação com Projeto e Certificação

Traçar um plano de instalação com projeto e certificação, que deverá ser executado por empresas e técnicos certificados, para garantir que o desenho e implementação de uma infraestrutura de carregamento é escalável e preparada para o futuro. O Charge4flat considera que o papel dos gestores de condomínio é crítico e decisivo neste processo, sendo necessário articular as necessidades e conveniências de todos os condóminos, com os custos de implementação e as normas regulamentares de segurança.

2.

Escolha de Carregadores Compatíveis

Devem privilegiar a utilização de carregadores compatíveis com protocolos abertos standard (OCPP[3]), para garantir a compatibilidade e flexibilidade a longo prazo. No entanto, caso já existam carregadores instalados, o Charge4flat é compatível com qualquer tipo de carregador, marca ou fabricante.

 

3.

Soluções Inteligentes de Gestão de Energia

Implementar soluções de balanceamento de carga, para distribuir de forma equilibrada a energia entre os utilizadores, sem comprometer o bom funcionamento do edifício. O Charge4flat efetua um balanceamento de carga dinâmico e local, que permite multiplicar por 4 a capacidade de carregamento, face a um condomínio sem balanceamento.

4.

Gestão Financeira e Automação de Contagens

Utilizar soluções para a gestão financeira dos custos de carregamento, incluindo sistemas de contagem e cobrança digitais. O Charge4flat disponiliza um portal online ao gestor de condomínio e condómino para consulta dos consumos e acerto de contas, compatível com vários tipos de tarifas (ex. tetra-horário), com integração com software Gecond para emissão automática das notas de cobrança.

5.

Atualização do Regulamento Interno

Atualizar o regulamento interno do condomínio para incluir normas e procedimentos específicos para o carregamento de veículos elétricos, garantindo conformidade e organização. Para esse efeito o Charge4flat disponibiliza uma minuta de regulamento a implementar no vosso condomínio, e o sistema fica pronto a usar.

Notas

[1] Parque de Veículos Elétricos em Portugal | A evolução até 2024 – UVE

[2] Veículos elétricos carregáveis incluindo veículos 100% elétricos e veículos híbridos plug-in

[3] Protocolo standard para a mobilidade elétrica – Open Charge Point Protocol

Procura uma solução de carregamento de veículos elétricos no seu condomínio? Vamos falar.

Deixe os seus dados e entraremos em contato para fornecer mais informações e uma demonstração personalizada.

 

* Com o preenchimento deste formulário está a autorizar a transferência dos seus dados pessoais para o parceiro Charge4flat.


    Sobre o Charge4flat

    www.charge4flat.pt

    Logo Charge4flat
    O Charge4flat, parceiro da Improxy, é um operador integrado de mobilidade elétrica especializado no segmento dos condomínios residenciais, que disponibiliza soluções integradas e ofertas chave-na-mão para a gestão do carregamento de veículos elétricos, incluindo o fornecimento e instalação de de carregadores de veículos elétricos.

    Em particular, o Charge4flat comercializa uma solução inteligente proprietária – EDGE (desenvolvida pelo Smart Energy Lab), integrando hardware e software, que permite fazer a gestão energética e financeira dos edificios. Esta solução está integrada com a plataforma Gecond.

    O Charge4flat está integrado no Smart Energy Lab, que é um Laboratório Colaborativo focado no desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores que acelerem a transição energética. Nesse âmbito opera atualmente sobretudo ao nível da mobilidade elétrica e gestão de energia.

    Artigos relacionados