A importância do seguro de partes comuns
Os administradores de condomínio têm a responsabilidade de garantir que todas as frações que constituem um prédio em propriedade horizontal estão seguras através de uma apólice de Incêndio e Elementos da Natureza.
Esta situação obriga as administrações de condomínio a solicitarem aos condóminos o comprovativo de existência de uma apólice de Multirriscos ou, no mínimo, de Incêndio e Elementos da Natureza.
Infelizmente, muitos condóminos não só não fazem prova de existência de seguro, como ainda, reagem mal ao pedido da administração.
Qual a melhor forma de contornar esta situação com vantagens para todos?
Condóminos e administradores de condomínio
Procurar um seguro de partes comuns, que garanta as frações autónomas na cobertura de Incêndio e Elementos da Natureza. É muito importante escolher uma solução cuja franquia seja bastante reduzida.
Desta forma, a administração de condomínio já não necessita de solicitar aos condóminos o comprovativo de apólice, pois, tem a garantia que todas as apólices estão seguras através do seguro obrigatório.
Assim, todos ficam tranquilos e com a certeza de que não haverá surpresas!
Vantagens para os condóminos:
-
- Em caso de sinistro nas partes comuns não tem que acionar a sua apólice individual e estar sujeito à dedução da franquia
-
- A participação é efetuada pela administração de condomínio retirando ao condómino essa obrigação
-
- Franquia reduzida que ao ser partilhada por todos os condóminos se torna irrelevante
Vantagens para a Administração de Condomínio:
-
- Tem a certeza que as frações autónomas estão seguras
-
- Não necessita de solicitar cópia das apólices individuais aos condóminos
-
- Evita litígios com os condóminos
-
- Em caso de sinistro nas partes comuns apenas terá que efetuar uma participação, uma peritagem e maior rapidez na regularização do sinistro
José Dantas
Administrador da Portinsurance, grupo especializado em soluções de seguros dedicados a condomínios e nosso parceiro em co-mediação com a Fast Path.
Artigos relacionados
Assembleia de Condóminos: regras para convocar
Sabe as regras para convocar uma assembleia e as suas exceções? Explicamos o essencial.
Seguro Multirriscos
O seguro de incêndios é uma exigência legal em condomínio. Face à diversidade de riscos a que um condomínio está exposto a tendência é ir-se além da lei, o que significa optar por um seguro abrangente: o multirriscos.
Assembleias de condóminos
As assembleias de condóminos quase nunca reúnem a totalidade dos condóminos e raramente reúnem mais de 50%. Porque é que isto acontece?
Encontre-nos nas redes sociais